A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico, que tem por objetivo reposicionar a estrutura óssea da face (mandíbula e maxila), em casos em que apenas a ortodontia (aparelho dentário) não permite a oclusão (encaixe dos dentes) adequada.
Ela permite além da correção da oclusão, a melhora na mastigação, fonação e permite estabelecer um perfil facial mais harmônico ao paciente.
Quando devo procurar?
Quando há alterações na face como:
- Retrognatas (queixo para trás);
- Prognatas (queixo para frente);
- Excesso vertical de maxila (gengiva aparecendo desproporcionalmente no sorriso);
- Assimétricos (desvio da mandíbula para o lado).
Sofreu algum tipo de acidente e quebrou o nariz? Está com olho roxo? Fraturou queixo ou mandíbula?
Traumas precisam ser tratados rapidamente para que a estrutura óssea se recomponha na posição correta e não cause problemas futuros.
O tratamento de traumas de face variam de acordo com a exntensão do trauma, podendo ser realizado de forma conversadora (sem a necessidade de cirurgia) ou cirúrgica. Em casos de traumas de maior extensão, a cirurgia tende a ser necessária para o correto reposicionamento da estrutura óssea.
Tratamentos conservadores podem, em geral, ser realizados em consultório e tratamentos cirúrgicos devem ser realizados em ambiente hospitalar.
Entre em contato com a nossa equipe que ela te indicará o que fazer!
A remoção dos sisos pode ser indicada por alguns motivos, como:
- tratamento ortodôntico, em que é necessário abrir espaços na região
- quando há inflamação na região causando dor intensa irradiada para cabeça/ouvidos/garganta, inchaço, vermelhidão e sensibilidade ao toque
- quando não há um bom posicionamento dos dentes e quando há dificuldade de limpeza e até formação de cáries nesses dentes.
Geralmente essa pode ser uma difícil experiência para os pacientes que tem medo, ou já tiveram uma experiência ruim anteriormente, mas aqui na clínica tratamos essa situação da melhor forma!
Alguns diferenciais:
- Sedação consciente com oxido nitroso ou com medicações específicas
- tempo de cirurgia curto
- instruções e medicações pré cirurgicas
- grande experiência dos dentistas nessa área de atuação, tornando essa experiência rápida e tranquila.
Você se incomoda com as suas bochechas?
Tem a impressão de que elas deixam o seu roso muito redondo ou ao morder, sente que morde a parte interna da bochecha sem querer, muitas vezes?
A bichectomia pode ser uma ótima solução.
A bichectomia é uma cirurgia realizada por um cirurgião buco-maxilo-facial, em que há a retirada total ou parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula.
Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo naturalmente. A finalidade da bichectomia pode ser estética e funcional, reduzindo o volume da parte de baixo do rosto trazendo harmonia e também auxiliando no conforto na parte interna da cavidade bucal.
Procedimento feito em nossa clínica e pode ser realizado com sedação consciente, trazendo mais conforto ao paciente.
A lipo de papada é recomendada aos pacientes que desejam melhorar o contorno do rosto.
A cirurgia de papada é o método mais efetivo para tratar a papada. O procedimento é realizado em nossa clínica, e pode ter o auxilio da sedação consciente.
O procedimento é feito com cânulas bem finas, que são utilizadas para remover o excesso de gordura na região da papada. A anestesia é local, o paciente é medicado para auxiliar uma boa recuperação e o procedimento leva em torno de uma hora e meia para ser concluído, sendo simples e com um resultado gradual através da diminuição do inchaço e a percepção da mudança com o passar dos dias.
Uma ótima alternativa para a busca de uma melhor estética!
Precisa de um reforço ósseo para a instalação de implantes?
Os enxertos ósseos são a solução.
Com o passar do tempo de uso de prótese removíveis (dentadura ou ponte removível), ocorre um processo de perda óssea. Esse processo também pode acontecer como consequência de algumas doenças periodontais. Nesses casos, para que se tenha uma base de fixação forte para a instalação de implantes dentários, pode ser que seja necessária a realização de um enxerto ósseo.
Os enxertos podem ser autógenos, quando retirados do próprio paciente e autógenos, quando provindos de outros pacientes (banco de tecidos) ou enxertos artificiais.
Quando você fizer a sua avaliação, nossa equipe vai avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
A articulação temporomandibular (ATM) é responsável pela movimentação da mandíbula durante a mastigação, deglutição e fala. Quando o paciente sente estalos frequentes, travamento ao abrir a boca, zumbido no ouvido, DORES ao abrir e fechar a boca, dores musculares na região de face, cabeça e pescoço e o ranger e apertamento dos dentes, podemos relacionar esses sintomas a uma disfunção temporomandibular (DTM).
É imprescindível a análise de um especialista Buco-Maxilo-Facial para um correto diagnóstico e tratamento.
Os tratamentos consistem em:
- Análise de exames específicos como ressonâncias, tomografias e exames laboratoriais.
- Confecção e controle com placas miorrelaxantes para uso diário
- Procedimentos cirúrgicos para intervenção na região, como a Artroscopia e a Artrocentese
Perdeu um ou mais dentes? E agora?
Implantes dentários são a solução.
Esse tratamento consiste na instalação de implantes roscados de titânio no lugar do elemento dentário perdido, permitindo reabilitar completamente a função (mastigatória) e estética da região com uma prótese (confeccionada em cerâmica). Nesse caso, o implante atua como uma raiz do dente perdido e dá a sustentação para a prótese.
Acabou perdendo todos os dentes? Ou vai precisar extrair os dentes por algum problema na gengiva?
Existem casos em que a perda dos dentes é inevitável.
E agora? Como sorrir e comer com segurança novamente?
Os protocolos sobre implantes são tratamentos que consistem na instalação de 4 a 6 pinos/implantes roscados de titânio espalhados em uma arcada dentária. Em pouco tempo, esses pinos de titânio se integram à estrutura óssea de tal forma a se tornarem "parte do corpo". Sobre esses pinos podemos instalar uma prótese completa superior ou inferior, que diferentemente da convencional dentadura, é roscada nos implantes e fica, portanto, completamente fixa na boca. Você não precisa removê-la nem para higienizar.
Dessa forma, com esse tipo de prótese, será possível voltar a sorrir e a comer novamente com segurança e confiança, de forma semelhante ao que você fazia com os dentes reais.
Você deseja alinhar seus dentes, mas fica inseguro com a demora na finalização do tratamento?
Ou não quer usar aparelhos metálicos? Temos diversas soluções para você!
Em todos as opções, é realizado o contrato de um tratamento fechado, um pacote para todo o tempo do tratamento, não tendo mais nenhum custo/procedimento extra, o que garante liberdade e confiança para fazer esse procedimento em nossa clínica!
Todos os nossos tratamentos são estudados e executados pela nossa especialista Ortodontista.
São os aparelhos com braquetes metálicos tradicionais. Atualmente com tempo menor de tratamento graças a tecnologia e conhecimento avançado na área.
É o mais indicado para casos complexos e preparos para cirurgia ortognática.
São os aparelhos com braquetes cerâmicos, o que garante uma estética mais agradável e um bom resultado assim como o metálico convencional.
É o mais indicado para casos complexos.
A opção de aparelho totalmente invisível, em que são utilizadas placas transparentes com trocas quinzenais.
O tratamento é muito previsível, através do escaneamento intraoral e o planejamento através de um software.
Você pode retirar o aparelho para comer, escovar os dentes e não há fios e metais que causam desconfortos.
Uma ótima opção para casos simples e intermediários!
Você gosta da estética dos seus dentes? Gosta da cor e dor formato deles?
Quando o paciente tem problemas com a estética de seus dentes, principalmente os da frente, que tem maior destaque, e a composição do dente não permite que a cor seja restabelecida por meio de clareamento dentário, a solução são as facetas dentárias (ou lentes de contato dentais). Sabe aquele dente de jogador de futebol e ator famoso? A grande maioria é produzido por meio do tratamento com ou lentes de contato dentais. Esse tratamento é bastante simples, mas depende um profissional e de materiais de altíssima qualidade, pois consiste em instalar sobre os dentes (devidamente preparados) uma capa de cerâmica, produzida no formato e na cor desejados, transformando por completo o sorriso. Os resultados são surpreendentes!
Perdeu um ou mais dentes? Não tem a possibilidade de fazer implantes dentários na região?
Uma alternativa aos implantes dentários, que consistem na instalação de pinos de titânio para suportar uma prótese reabilitadora, a prótese fixa sem implantes consiste na utilização de dentes adjacentes ao(s) dente(s) perdido(s) ou a própria raiz do dente perdido, como suporte para instalação de uma prótese. Essa prótese, diferentemente da ponte móvel, é fixa na boca por meio de adesivos de altíssima resistência, permitindo o restabelecimento da mastigação no local além de devolver a estética do sorriso, uma vez que não são necessários aqueles "ferrinhos" da ponte móvel.
A prótese total, ou como popularmente é conhecida por dentadura, é utilizado pelos pacientes em que possuem ausência de dente.
Repõe todos os dentes e repõe a função mastigatória, restabelecendo a estética, fonética e conforto ao paciente.
É escolhida principalmente pelos pacientes que não podem utilizar a opção da prótese através de implantes, o protocolo.
Esse tipo de prótese é feita com grampos, e é conhecida como ponte móvel é utilizada para pacientes que sofreram com a perda parcial dos dentes, atuando na reabilitação da estética, função e mastigação.
Você se incomoda com o formato dos seus dentes?
A restauração estética é previsível e muito segura. Utilizamos materiais de qualidade e com profissionais especialistas na área deixando o seu sorriso natural e harmônico utilizando resinas que são duradouras.
Você ainda tem restaurações em amálgama? Você sabia que restaurações de amálgama podem liberar metais tóxicos como mercúrio em seu corpo? Esse tipo de restauração também pode causar fraturas nos dentes.
É por isso que é necessário removê-las, com a técnica e o material correto. Aqui na clínica você terá um tratamento seguro e preventivo.
Hora de verificar se não há infiltrações! Isso pode causar cáries e até tratamentos de canais indesejados. Uma boa avaliação e se necessário, a troca dessas restaurações, pode ser uma boa forma de prevenir problemas futuros.
Seus dentes estão muito amarelados e você sempre quis conquistar dentes mais brancos, mas tem muitas dúvidas?
Em nossa clínica, temos três opções de clareamento:
1. Clareamento caseiro através de placas específicas e o uso do gel diário por determinado período.
2. Clareamento de consultório em que são realizadas sessões específicas do produto clareador no ambiente da clínica
3. Clareamento conjugado, que utilizamos a técnica caseira e a técnica de consultório juntas.
Atualmente temos técnicas excelentes para evitar a sensibilidade, e em nosso protocolo de clareamento, não há restrições de líquidos e comidas de cores escuras, então pode ficar tranquilo! O cafezinho e o vinho estão liberados!
A limpeza profissional é um procedimento específico realizado em nossa clínica, para a higiene dos dentes e tecidos como a gengiva. Realizamos a remoção de tártaro, a limpeza com pastas específicas e também a remoção de manchas.
Também é importante a orientação de higiene bucal, com instruções de como escovar os dentes de forma correta e o uso do fio dental, além de dicas de qual escova, pasta e fio dental utilizar.
É necessário fazer essa limpeza a cada seis meses, prevenindo o aparecimento de cáries e as doenças periodontais (na gengiva).
A biópsia é solicitada para averiguar alterações suspeitas na cavidade bucal.
O procedimento é feito em nosso consultório, consiste na remoção de um fragmento de tecido e assim é enviado para análise para confirmar ou excluir um diagnóstico, e assim eleger a melhor alternativa terapêutica e orientar o prognóstico.
A biópsia é realizada pelo cirurgião buco-maxilo-facial.